4 Trunfos de quem quer ocupar um cargo de chefe

As empresas andam encontrando dificuldades em achar profissionais aptos para cargos de chefia. E quem desenvolve as habilidades a seguir corre o ótimo risco de ser cobiçada pelas organizaçãoes:

Buscar a excelência Procure ser impecável no que faz. “Um líder precisa conhecer bem sua área e demonstrar essa competência à equipe”, diz Ricardo Xavier (Presidente da consultoria de RH Manager). Afinal, quem respeita o chefe que não ajuda e só atrapalha?;

Valorizar os colegas Acostume-se desde já a reconhecer o potencial e o talento de cada profissional da equipe. “Se souber apontar as qualidades que vê em um subordinado, só vai ganhar pontos com ele”, avisa o consultor. De quebra, você conquista um aliado.

Saber ouvir “Essa é uma habilidade importantíssima. A maioria das pessoas faz cursos para escrever bem falar em público, mas não se preocupa em escutar o que os outros têm a dizer”, comenta o expert. É essencial para não cometer injustiças, ser democrática, tomar decisões certeiras…

Arriscar na hora certa “É preciso saber defender seu ponto de vista”, diz o consultor. Não deixe que a timidez a impeça de falar. Numa reunião, por exemplo, quando tiver uma idéia que considera boa, exponha. “Um líder vive correndo riscos”, completa ele.

Essas são apenas algumas dicas para que você possa seguir se deseja o tão sonhado cargo de chefia, ou liderança. O certo é que você deve sempre procurar fazer o melhor que puder no local que trabalha. Seja humilde, não trate seus colegas com superioridade ou inferioridade, isso só piora o relacionamento entre os colegas. Ajude, aceite ser ajudado, saber ouvir, saber falar na hora certa. Tudo isso pode ser decisivo na hora da promoção.

Nunca se esqueça que os funcionários tem seu valor e sua importância na empresa, então os trate como importante, como ferramente principal da organização.

As habilidades descritas acima retratam apenas uma parte dos requisitos buscados pelo empresário para alguém que possa comandar e tocar setores de suas empresas. então cresça, desenvolva-se e seja excelente!

fonte:nova

(Visited 10 times, 1 visits today)