Conheça um pouco mais sobre o chá verde

O chá verde é considerado pelos orientais um milagre natural. Atualmente é consumido em todos o mundo devido aos benefícios trazidos ao organismo. O consumo de uma xícara após as refeições de chá verde ajuda na digestão, a controlar as taxas de colesterol e não agride o estômago nem causa gastrite. Além disso, pode prevenir câncer por causa dos flavonóides que evitam a mutação celular.

A ausência de fermentação que o difere do chá preto, mantém assim suas propriedades medicinais.

O chá verde é rico em bioflavonóides e catequinas – substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Os flavonóides evitam também que contraiamos vírus em geral. Por isso, quem tem o hábito de tomar chá verde não contrai gripe, herpes, além de melhorar o sistema imunológico.

Possui uma grande quantidade de vitamina C, K, B1 e B2, tanino que, junto com potássio e manganês, podem proteger artérias e veias, agindo no sistema circulatório.

Seu poder adstringente acelera o metabolismo e ajuda na queima de gorduras por causa da “catequina’, polifenóis e cafeína (teofilina). Esse processo adstringente evita também a formação de cáries e tártaro.

Pode-se consumir até 5 xícaras por dia, que podem ser adoçadas com uma colher de mel, porém grávidas, hipertensos e pessoas com gastrite devem evitar a bebida.

O extrato de chá verde é rico em tanino que faz diminuir as taxas do LDL (colesterol ruim)· Fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenindo doenças cardiovasculares· Proporciona um melhor aproveitamento dos alimentos e redução da fome excessiva.

Estudo recente da Sociedade Americana de Nutrição comprovou que o extrato do chá verde acelera a queima de gorduras extras. Em sua composição possui substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores. O extrato possui maior teor de principio ativo da erva, o que o torna mais eficaz.

Se uma pessoa bebe uma grande quantidade de chá fermentado pode sentir os efeitos da cafeína como falta de sono, irritabilidade, palpitação, tontura, diarréia ou perda de apetite. Para se ter o efeito benéfico do chá verde sem a cafeína, dever-se procurar o chá descafeinado em cápsulas. Pessoas que fazem uso de medicação anticoagulante devem também tomar cuidado com a ingestão do chá verde, pelo seu alto conteúdo de vitamina K.

Medicações alcalinas como os anti-ácidos, podem ter a sua absorção retardada, pela presença no chá verde de taninos.

Se usado sobre a pele, o líquido é um ótimo remédio para equilibrar peles oleosas, devido suas propriedades anti-sépticas e adstringentes…

(Visited 35 times, 1 visits today)