(Scraps, e-mails, etc.) Você é um usuário compulsivo?

Um estudo feito por pesquisadores de universidades da Escócia sugere que pessoas que checam seus e-mails constantemente podem estar sofrendo de estresse. Ao analisar as respostas de 177 questionários respondidos, os cientistas classificaram os usuários em três categorias: relaxados, orientados e estressados.


Os “relaxados” verificam o e-mail quando querem e não se deixam pressionar. Os “orientados” têm certa necessidade de responder às mensagens imediatamente e esperam o mesmo das outras pessoas. Já os “estressados” se sentem automaticamente forçados a responder todos os e-mails na medida em que chegam.

A maioria dos voluntários que participaram da pesquisa tinham profissões acadêmicas ou que envolvem comunicação e criatividade. Nestas atividades, que costumam exigir muita concentração, o e-mail tem potencial para ser uma grande fonte de distração. Outro estudo, feito em 2001, mostrou que, após pararem suas atividades para ler um e-mail, as pessoas demoram em média 1 minuto e 4 segundos para lembrar o que estavam fazendo antes.

Entre os entrevistados pelos pesquisadores da Escócia, 64% disseram checar seus e-mails pelo menos uma vez por hora e 35% afirmaram que verificam novas mensagens a cada 15 minutos. A freqüência pode ser ainda maior, já que muitas pessoas nem percebem mais o ato. A pesquisa indica ainda que muitos dos usuários que disseram ter pouco controle sobre a própria vida se encontram na categoria dos “estressados”. Já os “orientados” teriam uma tendência à baixa auto-estima.

 

 

 

fonte: msn

(Visited 5 times, 1 visits today)