Máscaras de beleza para o rosto

Elas fazem mais do que relaxar: previnem o envelhecimento, hidratam profundamente e até combatem a gordura localizada e a flacidez. Reunimos 9 opções de tratamento para cada necessidade: em clínicas ou em casa – com bons produtos industrializados ou receitas caseiras.

Rosto rejuvenescido

NA CLÍNICA
A abóbora é a grande estrela da máscara Sapajjo’s: as sementes são usadas para esfoliar o rosto e o cheiro doce proporciona conforto enquanto a máscara é aplicada. “Além disso, ela é rica em betacaroteno, que aumenta a resistência da pele, neutraliza os radicais livres, resgata a umidade perdida e suaviza manchas solares”, explica a esteticista Roseli Siqueira, do Centro de Estética Integrado Roseli Siqueira, em São Paulo. O tratamento, que oferece ainda vitaminas A e do complexo B, cálcio e fósforo, deve ser feito uma vez por semana, durante dois meses.

RECEITA CASEIRA
A dermatologista Carolina Ferolla, de São Paulo, ensina um jeito rápido e fácil de neutralizar a ação dos radicais livres: lave o rosto, faça uma esfoliação com 1 colher (sopa) de aveia e 3 colheres (sopa) de mel e enxágüe com água boricada fria. Em seguida, rale uma cenoura bem fininho e junte um pouco de papaia e mel até formar uma papa. Aplique no rosto e deixe agir por 30 minutos. Remova com água boricada.

SIGA A BULA
No Surgetics Lifting Mask, Givenchy; Benefiance Pure Retinol Instant Treatment Eye Mask, Shiseido

Adeus ao ar de cansaço

NA CLÍNICA
A máscara feita com pó de prata é uma boa pedida para revitalizar a pele. Além da ação antioxidante, é hidratante e nutritiva. Primeiro, a pele recebe um leite de limpeza, um esfoliante e um creme nutritivo. “A seguir, aplica-se um aparelho que emite um tipo de corrente que estimula o colágeno e facilita a absorção dos nutrientes, técnica conhecida como iontoforese”, explica a esteticista Célia Lima, da Clínica Longevitá, no Rio de Janeiro. Por fim, entra a máscara, que age por 20 minutos e é removida com água. A aplicação custa 100 reais.

RECEITA CASEIRA
Para recuperar o viço e a luminosidade, acalmar e diminuir a oleosidade, cubra o rosto com gaze estéril e, por cima, espalhe pétalas de rosas brancas lavadas e ligeiramente maceradas. Borrife com água termal. Retire após 20 minutos e aplique soro fisiológico gelado”, ensina o dermatologista Fernando Bezerra, de São Paulo.

SIGA A BULA
Máscara Plástica Anti-Stress Mask, Bioage, 70 reais; Máscara Renovadora, Farmaervas, 30 reais.
Preços pesquisados em  março de 2008, sujeitos a alteração. Consulte na loja antes de comprar.

Combate à acne

NA CLÍNICA
A máscara de betaglucan, argila branca e um tônico à base de flores é uma boa alternativa para quem prefere tratamentos faciais pouco agressivos. “A combinação acalma a pele, combate inflamações e cicatriza as espinhas. Mas uma sessão só não é capaz de resolver o problema. Para ficar com a pele bonita e controlar a produção de óleo, é preciso fazer cerca de dez sessões, duas por semana”, alerta a esteticista Fátima Pazos, da Clínica Pazos, no Rio de Janeiro. Cada aplicação custa 100 reais.

RECEITA CASEIRA
“Esta máscara serve tanto para combater a acne e diminuir a oleosidade quanto para prevenir o problema”, avisa Roseli Siqueira. “Depois de lavar o rosto com sabonete de calêndula, aplique a receita feita com 2 gotas de tintura de arnica, 1 colher (sopa) de fubá e 4 colheres (sopa) de água mineral. Deixe a mistura agir por 15 minutos e remova com bastante água.”

SIGA A BULA
Turnaround 15-Minute Facial, Clinique, 130 reais; Masque Purifiant Equilibrant, Biotherm, 129 reais.

Preços pesquisados em  março de 2008, sujeitos a alteração. Consulte na loja antes de comprar.

Rosto firme

NA CLÍNICA
O tratamento Lifting Facial Immortelle melhora a circulação e a chegada de oxigênio e nutrientes às células. “Isso porque o tônico, o esfoliante, o elixir e a máscara são formulados com immortelle, uma flor típica da região Mediterrânea com alta concentração de anti-radicais livres”, explica a terapeuta Alessandra Fleming, do Spa L’Occitane, em São Paulo. Para garantir pele uniforme, revigorada e hidratada, a máscara ainda contém vitaminas A e E, peptídeos de arroz e manteiga de karité. A aplicação custa 250 reais.

RECEITA CASEIRA
Quem ensina é a esteticista Roseli Siqueira: dissolva uma folha de gelatina incolor desidratada em uma xícara de água morna e reserve. Lambuze os dedos com duas gotas de óleo de gergelim e dê beliscões leves no rosto todo para ativar a circulação. Corte tiras de outra folha de gelatina coloque sobre o bigode chinês, a testa e as bochechas. Use o conteúdo da xícara para umedecer o rosto e formar uma máscara. Deixe secar por dez minutos e enxágüe. “A gelatina ajuda a reter mais água dentro das células e melhora o seu funcionamento. Também faz um lifting de efeito cinderela”, diz. Repita o processo uma vez por semana.

SIGA A BULA
Masque Anti-Âge, Anna Pegova, 116,70 reais; Máscara Tensora Dourada, Adcos, 59,50 reais; Máscara Concentrada Ciclos d’Racco, Racco, 52,80 reais
Preços pesquisados em  março de 2008, sujeitos a alteração. Consulte na loja antes de comprar.

Por Simone Ota e Shâmia Salem | Fotos Fabio Heizenreder | fonte: claudia.abril

(Visited 131 times, 1 visits today)